sexta-feira, 9 de outubro de 2015

2º Korean Camp de 2015 (domingo)

Para o segundo dia deste Camp, escolhemos um espaço aberto por ser Domingo e as universidades/escolas estarem fechadas. O problema é que deram chuva e mau tempo para esse dia e, como tal, a maioria do pessoal estava receosa em ir (pois seria chato se fosse cancelado e tivessem de voltar para trás). Isto tudo resultou em montes de mensagens e chamadas logo de manhã, ainda nem tinha saído sequer de casa.
Mas bom, apesar destes contratempos todos, cheguei ao parque da quinta das conchas e já lá estavam alguns participantes e voluntários... Juntando a isso, não estava a chover naquele momento, o que nos deixava confiantes para começar este segundo e último dia de camp.

Assim que os voluntários chegaram todos, preparámos o espaço e começámos com uma mind lecture dada novamente pelo André. Esta esteve relacionada com o dia anterior e o tema principal foi a importância da comunicação. Depois de terminada, fomos divididos em dois grupos (visto estar pouca gente) e tivemos novamente um tempo para debater sobre aquilo que ouvimos. Inicialmente o pessoal parecia tímido, estava um pouco na brincadeira e não queria falar mas acabámos por ouvir muitas opiniões e ter um bom momento de discussão. Tal como no dia anterior, os grupos escolheram representantes (desta vez três pessoas) que foram apresentar o que foi discutido de uma forma geral.
Depois seguiu-se a hora de almoço, onde eu, a Tysh e a Mariana fomos ao café do parque e pedimos qualquer coisa simples para comer (até porque supostamente não tínhamos muito tempo). Seguidamente o programa da tarde iniciou-se com a aprendizagem da coreografia do camp passado (que eu até gostava de ter experimentado mas estava trabalhando com os restantes voluntários) e, por fim tivemos o momento das olimpíadas. A maioria dos jogos era igual ao camp passado com algumas excepções que o pessoal introduziu entretanto.

Quando os grupos terminaram, foram somados os pontos e escolhido o vencedor, que ganhou alguns produtos da coreia (tal como no camp passado). Seguiram-se as despedidas, as últimas fotos e a promessa que teremos mais um camp daqui a algum tempo. Para os voluntários a «festa» não terminou por aqui e ainda tivemos direito a um jantar de agradecimento realizado no restaurante chinês «Samurai» em Lisboa. Foi uma noite bastante longa, com imensas gargalhadas e até alguma chuva mas que não me arrependo nada de ter ido pois valeu mais do que a pena. (Os pormenores do resto da noite ficam entre quem lá esteve)

Não posso deixar de agradecer ao pessoal que foi, afinal de contas foi para vocês que isto foi feito e aos voluntários, ao André e à Su Ah por nos terem recebido tão bem, pela ajuda, pela oportunidade e aprendizagens que conseguimos uns com os outros. Formámos mesmo uma grande família e só espero que possamos voltar a estar todos novamente.


Sem comentários: