quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Terminado o último estágio do Mestrado

Esta foi a última semana que estive como professora na turma do 2º ano da escola da Arrentela. Depois deste tempo todo com eles, sinto-me parte daqueles miúdos, daquela professora e de outras pessoas da comunidade escolar. Digamos portanto que já estou a sentir saudades e ainda ontem saí de lá.
O ano passado chorei que nem uma tonta no final do estágio, na mesma turma, fazendo a maioria das crianças chorar e este ano uma das minhas alunas questionou-me «E hoje não vais chorar?». Achei tanta piada mas respondi-lhe sinceramente que estava tão feliz que não conseguia chorar. Apesar de que, quando a professora nos surpreendeu com uma prenda, ia começando a ficar com as lágrimas nos olhos. Mas senti que cresci tanto ao longo desta permanência neste contexto que não contenho a felicidade e orgulho com o nosso trabalho e com o que foi conseguido relativamente às aprendizagens dos alunos.
Se pudesse fazia uma pequena dedicatória a cada uma daquelas crianças que me fizeram sorrir, chorar, gritar, zangar, rir, ficar surpresa e todo um resto de emoções sem fim. As palavras delas no final foram bastante significativas e ecoam nos meus ouvidos a toda a hora. Saber que gostaram dos jogos que fizeram, que aprenderam, que puderam experimentar coisas novas, sensações e de tudo o que pudemos dar, é o que mais importa. E depois, depois aquela ansiedade enorme para nos abraçar e quase nos esmagarem contra o armário, ri-me tanto que nem tive forças para os tirar em cima de mim. Bom, também eram 20 miúdos literalmente a esmagar-me por isso acho que era impossível sair dali... De qualquer das formas foi bom, receber beijinhos e abraços e até nem quererem sair da sala para estar connosco. Só sei que vou visitá-los quantas vezes eu puder, enquanto cá estou.
Para finalizar, deixo aqui umas pequenas fotos que foram as lembranças que partilharam connosco no Natal e agora antes de irmos embora. O sabonete que a Ritinha fez na sua fábrica de sabonetes que recebeu no Natal, o boneco de neve de chocolate branco que a Martinha fez a mãe dela nos dar e as meias quentinhas que a professora nos ofereceu em nome dela e da turma maravilhosa com quem estivemos. Obrigado mesmo a todos, pelos momentos e emoções vividas. Sem dúvida são os meus meninos do coração.




Sem comentários: