quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dizem que estamos de férias...

Hoje foi o último dia de aulas e por isso entrei finalmente naquele período denominado Interrupção das Atividades Letivas - Natal! Tem de tudo menos interrupção das atividades pois tenho tantos trabalhos para fazer como se tivesse na altura das aulas... A única diferença é que não estou em Setúbal e muito menos tenho de por os pés na ESE.
Mas bom isto também significa que o estágio está interrompido durante aproximadamente duas semanas e volto à carga na primeira semana de Janeiro, que por sua vez é também a última, mas isso já é outra conversa... Portanto com esta altura também somos chamadas a organizar a festa de Natal que junta sonhos e muitos sorrisos nesta altura do ano. A escola onde estagio não foi excepção e cada turma (desde o pré-escolar ao 4º ano) apresentou uma música ou uma encenação aos restantes colegas. A nossa turma apresentou a história da Girafa que comia estrelas! Um livro bastante amoroso e que trabalhámos com eles neste período. Esta história estava adaptada pela professora e era super engraçada. Cada criança tinha um papel diferente e especial, que estou ansiosa para ver nas filmagens pois como tive nos bastidores não assisti como deve de ser à estreia destes miúdos em palco.
Mas aquilo que vivi nos bastidores foi muito giro. Estava de um dos lados, a dar uma ajudinha a um grupo de crianças e quando lhes passei as coisas para a cena deles, ao voltarem para o cantinho vieram todos até mim para me dar um hi5. Senti-me tão contente por eles sentirem que tinham conseguido fazer o que queriam e estavam felizes com o resultado. Foi todo um sentimento vivido ali que é impossível descrever por palavras. Realmente adoro aqueles miúdos!

Depois da sua actuação, tirámos algumas fotografias juntos e tivemos de voltar aos nossos lugares para ver as restantes apresentações. Para finalizar os professores prepararam uma surpresa para os seus alunos e também representaram uma peça denominada Os músicos de Bremen. Os miúdos divertiram-se imenso e alguns até referiram que tinha sido a melhor atuação de todas.
Depois, para terminar aquela festa, o Pai Natal (de saltos e unhas pintadas) apareceu com um saco cheio de doces para eles. A cara de felicidade de cada um a receber aquilo foi maravilhoso de ver. Apesar de saberem que não era o Pai Natal verdadeiro, todos divertiram-se imenso. Além disso devoraram todos as gomas num instante e ninguém queria almoçar...
Nós bom, ainda tivemos oportunidade de entregar a nossa prenda a cada um (no dia antes) e à professora e de receber imensos beijos e abraços, uma prenda de duas meninas e as palavras «talvez elas venham connosco à viagem de finalistas». Pequenos gestos, pequenas coisas que nós, professoras, valorizamos muito. Não precisamos que gastem dinheiro connosco, apenas queremos a sua felicidade, os seus mimos e todos os momentos com eles.


Sem comentários: