sexta-feira, 20 de abril de 2012

Primeiro dia de observação!

Depois de muito se falar na nossa aula de observació i inovació a l'aula que iríamos ter de observar crianças, fosse em que contexto fosse, hoje foi finalmente o dia! Como era o primeiro, resolvemos chegar mais cedo (até porque também queríamos tratar de uns assuntos) mas o que acontece é que o director chegou em cima da hora e só tivemos tempo para decidir que duas pessoas começavam no P4 e as outras duas iam para outras salas observar.
Então eu comecei por ir para uma sala de P3 (com meninos de três anos). Ao início não fiz grande coisa mas tive oportunidade de observar como as aulas aqui são um pouco diferente das de Portugal, e os alunos são mais quietos. A sala tinha, para além da educadora, uma auxiliar e uma educadora especializada apenas para NEE's, pois aquela sala tinha um rapaz com problemas.
Bom, como era o aniversário de uma menina, acabamos por cantar os parabéns (em catalão!) e depois comemos bolo. Também tive oportunidade de provar e posso dizer que os bolos de aniversário daqui são um pouco estranhos (nada de doce de ovos nem chocolate. Só em cima tinha um pouco de chocolate e pintarolas - agora já sei porque é que eles não são nada queridos nem doces xD).
Depois do intervalo «trocamos de papeis» e eu mais a nossa colega brasileira, Greta, fomos para uma aula de psicomotricidade. Que digo que foi das aulas mais dinâmicas que vi. O professor é bastante calmo a falar e deixa os alunos serem livres para fazer as actividades que querem durante a aula. Há um trampolim, cordas, blocos, colchões... E as crianças fartam-se de se mexer e se desenvolver fisicamente e psicologicamente ali. Gostei bastante!
Para além do mais o director da escola ainda nos deixa ir assistir à actividade que eles chamam de ludoteca para que tenhamos oportunidade de perceber melhor como eles aqui funcionam.

Posso dizer que fomos bastante bem recebidas, apesar de ao inicio estarmos um pouco apreensivas por sermos de fora de Espanha, mas acabou por não se mostrar um grande obstáculo. E estou ansiosa pela próxima semana, que vai ser cheia de gritos, choros, sorrisos e muita alegria!

Sem comentários: