domingo, 18 de outubro de 2015

돌잔치, first birthday in korea

Quem costuma, ou costumava, acompanhar o programa "The Return of superman" na KBS, pôde assistir às celebrações dos primeiros aniversários de algumas crianças. Eu, por acaso, cheguei a ver e percebi que este momento é bastante diferente do nosso, contudo, só percebi o quanto é importante quando tive oportunidade de presenciar os festejos do primeiro aniversário coreano.
Assim, ao observar alguns pormenores, resolvi fazer uma pesquisa e partilhar as minhas aprendizagens aqui. Estes festejos tem o nome de Doljanchi ou Dol (aniversário) e é um dos três aniversários importantes na vida dos coreanos, sendo os outros dois o Hwangap (60.º aniversário) e Chilsun (70.º aniversário). As razões que os levam a festejar com uma grande festa e de forma diferente o primeiro aniversário de uma criança, estão relacionadas com a fome e a mortalidade infantil que se faziam sentir no passado. Desta forma, era considerada uma "bênção" se a criança alcançasse o primeiro ano de vida. Como tal, para celebrar, era distribuída fruta, "rice cakes" e outros tipos de comida, às pessoas da aldeia como "apreciação e benção" à deusa Samsin que cuidava da saúde e vida das crianças.

Mantendo a tradição durante anos, as famílias coreanas preparam sempre uma grande festa para o primeiro aniversário dos seus filhos. A criança geralmente veste o hanbok e os pais, e familiares, também se vestem a rigor (seja com hanbok ou não). Existe sempre bastante comida e acredita-se que quanto mais comida for partilhada pelos amigos, familiares, vizinhos ou conhecidos, mais será abençoada a criança (agora compreendo porque eles convidaram imensa para o aniversário).
É costume também serem tiradas fotografias à criança, fazendo quase uma "photoshoot". Bem que achei que haviam imensas câmaras em todos os lados e até pensava que isso só se devia ao facto de ser a nossa primeira vez a assistir... Mas agora compreendo porque foram tiradas tantas fotos e porque nos foi pedido "foto de família", "foto de bebé", "foto de família e amigos chegados", "foto com todos"... Enfim acho que é possível perceber.

Por fim, o momento mais aguardado e especial nestes eventos é o "Doljabi" onde é colocado à frente da criança um conjunto de objetos que simbolizam o futuro da mesma, principalmente em termos de profissão ou talento. Assim aquele que a criança apanhar, poderá então decidir o que esta será quando crescer. Claro que é estranho pensar nisso porque ninguém adivinha o futuro mas acaba por ser interessante e deixa-nos curiosas para saber o que esta vai escolher e se alguma vez se concretizará.
Nesta mesma festa, a criança tinha à sua frente uma bíblia, um martelo do juíz, uma seringa, uma nota, um conjunto de linhas (que simboliza uma vida longa), um piano e lápis (Penso mesmo que estas principais profissões estavam aqui representadas, podendo ser utilizados objetos diferentes). O momento de escolha foi um pouco demorado (é natural, pois a criança distrai-se com algumas coisas à sua volta) mas ficámos todos contentes quando este escolheu a seringa, supondo-se assim que será médico. Para ter a certeza, repetiu-se o mesmo momento, com os mesmos objetos e para surpresa de todos, a criança voltou a escolher o mesmo, junto com a nota (penso que assim a sua profissão estará relacionada com hospitais, podendo ser médico ou algo parecido com um dirigente de um hospital).

Para terminar, posso dizer que foi uma experiência muito boa, senti que aprendi bastante e que estou um pouco mais perto desta cultura. Espero que possam surgir mais oportunidades como estas pois, como esta foi a primeira, sei que irei viver as restantes de forma diferente.

Sem comentários: