Às vezes a carteira de competências até tem coisas boas e neste caso foi das melhores experiências que já tive.
Tudo começou com uma visita ao primeiro infantário onde andei e cuja educadora é a mesma que eu tive à 20 anos. Não me lembro de nada respectivo a esses anos da minha vida, no entanto, nada como voltar às origens e passar uma semana com os bebés entre os 0 e os 12 meses. E ninguém imagina o trabalho que essa semana me deu... Assoar narizes, mudar fralda, dar almoço, embala-los para dormir, deitar no chão para brincar com eles, fazê-los parar de chorar, dar-lhes as mãos para eles darem os primeiros passos, incentivá-los a falar, ralhar porque estão a morder outro menino ou avisá-los para pararem de comer papel... Enfim, foi mais ou menos isto que andei a fazer! E agora cheguei ao fim, cheia de dores de costas mas com memórias que me preenchem o coração!
Memórias e saudade, porque sei que não vou voltar a estar com eles como tive esta semana e não me importava nada de trocar tudo para ir para lá. É super desafiante tratar destas crianças que muitas ainda nem um ano tinham porque temos de descodificar o que elas querem porque a sua forma de comunicar ainda se resume ao choro. E em tão pouco tempo que lá estive, não deu para muito, apenas para aprender alguns truques que a pedagogia não nos ensina.
E sabem o que vos digo?! Estou ansiosa por entrar em estágio novamente... Mas desta vem em Pré-Escolar - que vai ser o último... Até porque estou cada vez mais perto de confirmar que o que quero é Educadora e Professora do 1ºCiclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário