quarta-feira, 16 de maio de 2012

El Tarlà

Hoje venho falar-vos do Tarlà! Enquanto passeávamos pelas ruas de Girona, deparamo-nos com um boneco pendurado entre duas varandas que estava a fazer «acrobacias» numa espécie de varão (?). Entretanto perguntamos a um senhor o que era e este disse-nos que era uma tradição de Girona então eu fui tentar descobrir o que era.
Então, segundo a minha pesquisa, a tradição diz que durante uma peste que apareceu na cidade, na rua da Argentería que ficou fechada como se «de quarentena». Então havia um vizinho muito alegre que para alegrar e elevar o espírito naquela cidade, começou a fazer parvoíces e brincadeiras que alegraram e fizeram rir o pessoal.
Fala-se também que há uns anos atrás, celebrava-se o 28 de Agosto como dia de San Agustín e havia sempre uma vigília que ia desde a casa do «clavário» (aquele que guardava a imagem do santo patrão da sua casa e que também organizava a festa) até à igreja de San Félix onde colocavam a imagem. Depois, mais tarde, era escolhido o rei da festa que recebia o nome de Tarlà, ou seja louco. Fazia-se a eleição por concurso e era eleito aquele que demonstrava ser mais louco ou que fazia o melhor papel.
Agora foi substituído por um bocado vestido segundo a moda dos finais do século XVIII, que é colocado com as mãos numa barra atravessada de parte a parte da rua à altura de um primeiro piso. A barra é girada e o boneco dá uma volta completa. Faz umas figuras muito giras e as crianças pareciam ficar encantadas com o boneco.
 
Portanto é mais ou menos isto. Qualquer coisa podem ler aqui: http://ciutatdegirona.info/es/leyendas/el-tarla

Sem comentários: