terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia de Sant Jordi

Ontem foi celebrado o Dia de Sant Jordi aqui em Barcelona. Este é uma espécie de Dia de São Valentim mas com um toque catalão, ou seja, juntaram a lenda de Sant Jordi com um pouco de politica à mistura. Como a lenda pertence aqui à Catalunha, e eles andam numa de querer a independência aqui desta zona relativamente ao país (Espanha), aproveitam para colocar a sua bandeira por todo o lado e fazer referência que a Catalunha tem de ser independente. E já que estou a falar da bandeira, foi ontem que descobri que existem «duas bandeiras diferentes», melhor dizendo, a da fotografia que coloquei, é a bandeira da Catalunha independente. A diferença dessa para a outra bandeira é que essa tem uma estrela e aquela espécie de triângulo (que pode ser ou não azul). A bandeira dita «normal» só tem riscas horizontais vermelhas e amarelas.

E politicas à parte, vou falar do próprio dia de Sant Jordi. Então, neste dia é suposto os rapazes oferecerem às raparigas de quem gostam uma rosa vermelha e por isso mesmo a cidade estava cheia de barraquinhas onde vendiam rosas, de todas as cores! Para além disso, também foi o dia do livro o que aproveitaram e fizeram outra junção. Como os rapazes tem de oferecer rosas às raparigas, as raparigas (para não ficarem atrás) oferecem livros aos rapazes. Logo, para além das barraquinhas com rosas, também haviam imensas barraquinhas com livros.


Então, nós durante a tarde fomos dar uma volta pelas Ramblas para ver como este espaço fica neste dia. O que acontece é que as ruas estavam assim, como se pode ver na imagem a cima! Era praticamente impossível mexer-nos com tanta gente e era bastante claustrofóbico. Mas bom, deu para ver que, para além de rosas verdadeiras e livros, também havia muita propaganda politica, autores de livros e «pessoas famosas» a dar autógrafos a quem comprasse livros, venda de todo o tipo de coisas com rosas e enfim, muito consumismo! Mas vá, gostei muito de ver. E como não recebi nada, resolvi oferecer-me a mim mesma um gelado (ahaha xD)

(As fotografias são da autoria da Brigida Sineiro .)

Sem comentários: