terça-feira, 20 de outubro de 2015

Semana da Cultura Coreana

Este ano tive oportunidade de ir a todos os dias da semana da cultura coreana, que se realizou no Museu do Oriente (mais uma vez), mas só participei num workshop e de resto fui ás sessões de filmes que se realizaram sempre às 17horas. Mas falando um pouco resumidamente desta semana intensa, vou começar com a segunda-feira, dia em que decorreu a sessão de abertura. Já estava em Alcântara por volta das 14h30 e andei sempre de um lado para o outro a ajudar até às 18horas quando supostamente começava a cerimónia em si. Estava imensa gente a essa hora, pelo que tentei cumprimentar a maioria das pessoas e por a conversa em dia, acabando por comer à pressa porque tínhamos a foto em grupo para tirar e a sessão dentro do auditório estava prestes a começar. Ainda assim apreciei o belo do bulgogi (nunca me vou cansar), do kimchi e ainda provei umas coisas do prato da Tysh.

Depois de comermos, fomos para o auditório onde ouvimos um discurso do senhor embaixador e de outro senhor que agora não me recordo (peço desculpa), e onde assistimos à dança dos leques e ao filme "The face reader". Eu já tinha começado este filme mas tinha deixado a meio porque me estava a fazer chorar e pronto, graças à embaixada, lá vi a continuação e o fim e, bom, lá chorámos todos em conjunto. Mas foi bastante interessante pois é passado à uns anos atrás e mostrou factos verídicos. Aconselho a ver! (além disso tem o Lee Jong Suk)
Na terça-feira cheguei lá por volta das 16h30 e estive um pouco com a Megan e a Bianca, pelo que às 17h subi para ver o filme "Wonderful radio". Supostamente ia ver com a Sasha e o Pedro mas acabei por começar a ver sozinha, sendo que a Teresa chegou a meio do mesmo. Este filme retrata acontecimentos do filme do grupo feminino Purple e principalmente de um membro que estava a trabalhar na rádio. Até foi bastante fofinho e acabei mesmo por ficar com umas das músicas na cabeça e tive de sacá-la quando cheguei a casa.

Na quarta encontrei-me primeiro com a Tysh e conseguimos ir antes da sessão para experimentarmos o hanbok. Escolhemos um diferente do ano passado e tirámos fotos individuais, as duas, e até com a Teresa. Estávamos a divertir-nos tanto que quando subimos, o filme já tinha começado. Foi o "Architecture 101" e o pessoal passou mais o tempo a rir do que outra coisa. Basicamente dois jovens apaixonaram-se mas nenhum deles se confessou e ele acabou por perder a coragem e nunca mais falar com ela. Mais tarde acabam por se encontrar e até percebem que sempre estiveram apaixonados um pelo outro, mas cenas (agora vejam para não contar mais).
Quinta-feira eu e a Tysh fomos primeiro ter com o Francisco à baixa para estarmos um bocado juntos e beber bubble tea, Depois fizemo-lo ir connosco ver o filme que por acaso foi de chorar quase do início ao fim. Tratava-se do "Always" em que uma rapariga cega e um antigo pugilista se apaixonam... Foi super fofinho e só sei que o cão acaba por ser o herói. Vejam e preparem lenços!

O último dia foi uma loucura e foi de manhã até à noite (literalmente). Tivemos o workshop de comida coreana no time out (cais do sodré) que foi dado pela cozinheira do senhor embaixador e traduzido pela senhora Lee. Basicamente aprendemos a fazer bibimbap com todos os truques e segredos e no final enchemos a barriga porque aquilo é mesmo muito bom. No final, eu e a Tysh fomos literalmente "contratadas" para ajudar com a experiência dos hanboks que ia decorrer pouco tempo depois. Por isso acabámos mesmo por passar o resto da tarde lá, a ajudar, na conversa, a tirar fotografias e conhecer pessoas. Conseguimos assistir um pouco à entrevista que foi feita para o Diário de Notícias e, às 17horas, "auto-despedimo-nos" e fomos ver o filme "Secretly, greatly" que retrata espiões norte-coreanos em terras do sul. A maioria já tinha visto o filme (como é o meu caso) mas isso não impediu de voltarmos a chorar e rir. Dá para ver que, mais uma vez, recomendo a que vejam.
Depois, nem a chuva nos impediu (a mim, à Tysh e à Mariana) de irmos comer crepes para o bubble tea porque simplesmente já nos apetecia desde a manhã e ninguém queria ir para casa. Foi tão bom que ainda conseguimos fazer vídeo-chamada com a Núria (de quem temos imensas saudades).

Escusado dizer que estamos ansiosas para que esta semana volte a acontecer pois, visto que só decorre uma vez por ano, temos de aproveitar bem e mal podemos esperar para que esta altura do ano volte e traga consigo muita cultura coreana.

Sem comentários: