sábado, 3 de maio de 2014

Subindo o ego: eu sou boa!

O estágio está quase no fim, temos apenas mais quatro semanas para planificar, estar com os nossos miúdos e crescer nesta profissão... Como tal o nosso orientador veio-nos ver a semana passada (sendo que vai voltar na semana seguinte) e eu sou sempre uma pessimista e considero que corre tudo mal, por mais que enfrente os problemas e não desista em nenhum momento. Mas com a minha professora não posso ser assim. Ela pede, e quase exige, mais do que uma cabeça erguida... Quer que o nosso ego seja elevadíssimo e nunca duvidemos do nosso trabalho.
Eu que ainda estou a aprender, sinto que não consigo ser assim tão segura. Questiono-me sempre se estou a ensinar algo errado ou se a forma como o estou a fazer não é a melhor... Isso assombra-me cada vez que planifico e por isso tento estar atenta a todas as crianças para perceber se fiz ou não um bom trabalho de casa. Sei que há sempre alguma que prefere outras coisas do que estar ali a ouvir alguém ou a falar de algum tema menos interessante, e chateia-me estar a pedir-lhes a atenção para mim, mas também sei que é assim que tem de ser e no fundo o que eu quero é passar-lhes o máximo que sei, ajudá-los a construir os seus próprios saberes e vê-los crescer.
Pergunto-me se com o tempo vou conseguir ter a fé suficiente no meu trabalho e estar de consciência tranquila com aquilo que digo e faço à frente dos miúdos... A verdade é que é isso que eu quero mas agora ainda é difícil, por saber que existe a professora que sabe mais do que eu e que explica mais do que eu. Mas bom, estou a aprender... E ainda vai demorar a chegar lá. Mas agora, se alguém me perguntar como correu vou responder "muito bem", por mais que ache uma porcaria. Se é para acreditar em mim, é para acreditar a sério.


Sem comentários: